Debate: O corpo na cidade

cidade.jpg
Debate: O corpo na cidade | a performance como forma de ocupação
Gabriela di Bella, Ivan Padovani e Coletivo Teatro Dodecafônico e Felipe Moreira (Instituto Pólis)No dia 12 de julho, quinta-feira, às 19 horas, receberemos os fotógrafos Gabriela di Bella e Ivan Padovani em uma conversa com os membros do Coletivo Teatro Dodecafônico, mediada por Felipe Moreira. Neste encontro, além de falar sobre a relação da fotografia com a arquitetura da cidade, também abordaremos a performance como forma de ocupação, atentando para outras linguagens artísticas.
Caótica e movimentada, a vida na cidade é marcada pelo seu ritmo de um crescimento que parece não ter fim. Espaço de protestos, movimentos de reintegração de posse, intervenções urbanas e do próprio flanar como experiência criativa, a cidade de São Paulo vem passando por transformações cujo efeito aparece em sua própria paisagem.
Qual é o papel da fotografia documental diante da crise habitacional? Como a arte performativa pode impulsionar novas miradas, derivas, ou até mesmo a criação de espaços comunitários? E o que a nossa arquitetura diz sobre os nossos modos de vida?

COLETIVO TEATRO DODECAFÔNICO cria a partir de provocações e estímulos transdisciplinares e foi agregando artistas de diversos campos, engajados numa mesma pesquisa – atualmente centrada no espaço da rua e reflexão sobre os desdobramentos performáticos, imagéticos e textuais das ações do corpo na urbe.

GABRIELA DI BELLA é fotógrafa e jornalista, trabalha e vive em São Paulo. Formada em jornalismo pela PUCRS, já trabalhou com assessoria de imprensa e produção de cinema antes de começar a carreira como fotojornalista. Trabalhou no Jornal do Comércio e no jornal Metro onde cobriu a Copa do Mundo de 2014 e também a tragédia da boate Kiss. Mudou para São Paulo em 2015 após ser selecionada para o trainee da Folha de São Paulo. Em 2016 publicou o fotolivro “Marrocos” pelo coletivo Gringo que foi finalista de Prêmios Pierre Verger e Diário Contemporâneo e será exposto este ano no Photo España, em Madrid, e no Festival de la Luz, em Buenos Aires. Colaborou com agências nacionais e internacionais como a Reuters e a FolhaPress, e atualmente trabalha como freelancer para veículos como UOL, BBC Brasil, National Geographic, e The Intercept Brasil e se dedica a projetos independentes com foco documental.

IVAN PADOVANI nasceu em 1978 em São Paulo/Brasil, cidade onde reside e trabalha. É formado em Administração pela FAAP e Pós Graduado em Fotografia pela mesma instituição. Paralelo à sua atuação como artista visual, Ivan também é professor na Escola Panamericana de Arte e um dos integrantes do Vão, espaço independente voltado para pesquisa, produção e exposições de arte contemporânea. Seu projeto Campo Cego integrou a exposição Time – Space – Existence, que fez parte da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, e a mostra Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca de São Paulo. Também foi contemplado no Concurso Diário Contemporâneo de Fotografia 2014, e ganhador de bolsa para participar do Programa Descubrimientos no Festival PhotoEspaña do mesmo ano.
Em 2016 foi finalista do Concurso Conrado Wessel de Fotografia com o seu novo projeto intitulado Superfície, trabalho que também foi selecionado no Salão Luiz Sacilotto de Arte Contemporânea e Salão de Arte Contemporânea da Praia Grande, ambos em 2017.

FELIPE MOREIRA é mestre em arquitetura e urbanismo com atuação prática e acadêmica (pesquisa e extensão) nas áreas de habitação e cidade como foco em territórios populares, sobretudo favelas. Atualmente compõe a equipe de urbanismo do Instituto Pólis e do coletivo Lablaje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s