Desordem

Screen Shot 2016-07-23 at 11.08.26 AM.png

 

 

[DES]positivos, aparatos da arte museológica_

[construção de relações visuais e conceituais entre publico, instituição e agentes artísticos]

A pesquisa proposta visa problematizar e repensar algumas questões que orbitam em torno da ideia de museu. Os aparatos expográficos e displays usuais são concebidos a partir do pressuposto de que objetos históricos, obras de artes e outros elementos devam ser conservados e guardados para a posteridade. Pretende-se aqui, de forma horizontal, uma desierarquização do conceito dos suportes como displays, molduras, e outros aparatos, que servem como separadores entre o mundo real e o mundo imaginário do museu. Sobretudo entendendo estes não apenas como marcadores de objetividade, que servem para garantir a distância e para assinalar que estamos em um outro mundo de artifício e de imaginação.

Para isso, é colocado em prática uma série de estratégias de desconfiguração de dispositivos convencionais e construção de novos aparatos a partir de um processo de seleção de materiais descartados por instituições, museus, galerias e espaços de arte, promovendo desta forma, uma sobrevida destes objetos e possíveis releituras de suas funções. Para esta mostra em específico, a pesquisa se volta em especial para a questão clássica da paisagem – de como esta ideia é sedimentada, condicionando a própria elaboração e entendimento dos suportes que as contém (moldura, borda, fotografia, etc).

Ivan Padovani (artista) e Victor Leguy (artista e pesquisador) propõem ações que se desdobram no espaço independente SAO e na Galeria Baró (São Paulo), conectando ateliê, instituições, museus e público. Através do convite aberto a tais agentes, pretende-se então a desconstrução (fisica e conceitual) de alguns aparatos expográficos, suportes e displays museológicos, além da própria idéia de espaço expositivo. Abre-se o convite para que instituições e museus participem de uma reflexão de forma coletiva relacionando o objeto comum e o objeto de arte, entendendo todo o tipo de suporte e aparato como interlocutor destas questões.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s