Serra da Capivara na Revista Télérama

Pintura Rupestre - Serra da Capivara

Pintura Rupestre – Serra da Capivara

Télérama é uma revista francesa sobre arte e cultura em geral. Publicou em abril uma matéria do Parque Nacional da Serra da Capivara, ilustrada com algumas fotos minhas.

Fico contente não só por ver minhas fotos em uma revista tão bacana, mas também pelo fato de chamarem atenção para um dos maiores patrimônios pré-históricos e arqueológicos do Brasil. A Serra da Capivara abriga centenas de cavernas, cânions e grutas repletas de pinturas rupestres. São inscrições de animais, famílias, trabalho, sexo e que representam diversas características dos costumes dos homens que ali viveram entre 6 e 12 mil anos atrás.

É incrível presenciar tais inscrições e imaginar como seria a vida de seres humanos naquelas tocas há tanto tempo. Os estudos arqueológicos na região apresentam os mais antigos vestígios da presença do Homem no continente Americano, que remontam datas que vão até 60 mil anos.

O Beijo

O Beijo

O Parque situa-se a sudeste do estado do Piauí em meio à caatinga. É uma região com biodiversidade muito grande, contando com espécies endêmicas e pouco estudadas. Durante muitos anos essa  região foi degradada devido a exploração de madeira e caça ilegal de animais silvestres.

Hoje em dia o Parque Nacional da Serra da Capivara tem ótima estrutura de visitação e boa fiscalização. Uma das maiores responsáveis por essa condição é a Arqueóloga Niède Guidon, que iniciou seu trabalho de pesquisa na região em 1973 e foi umas das  fundadoras do Museu do Homem Americano.  Ela vem desempenhando até hoje um papel decisivo na preservação da região, assim como no desenvolvimento de projetos de pesquisa que procuram comprovar sua teoria de que a Serra da Capivara abriga os vestígios mais antigos do Homem no continente Americano. Existem antropólogos norte-americanos que contestam essa hipótese, mas a cada ano Niède Guidon reune mais e mais evidências a favor de sua teoria.

Abaixo a matéria na Télérama e que também pode ser lida na no site revista.

(Na revista minhas fotos estão marcadas em vermelho. No site as fotos são todas minhas, exceto o retrato da Niède Guidon que é de autoria de André Pessoa)

Mais imagens da Serra da Capivara podem ser vistas no meu Flickr

Revista Télérama -  Serra da Capivara

Revista Télérama – Serra da Capivara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s